Press Release

Susanne Dinger (CRT 41164) é terapeuta alemã, mestre em sociologia pela Universidade de Colônia, na Alemanha. Nas décadas de 70 e 80 se dedicou ao estudo e a aplicação de técnicas de meditação na Rajneesh Multiversity em Poona, Índia e em Rajneeshpuram, no Oregon, Estados Unidos. Na Itália, formou se também como terapeuta corporal pela Oshomultiversity de Poona,  Índia. É ainda consteladora familiar pela Associação Internacional para Soluções Sistemicas (IAG), de Bert Hellinger com sede em Munique, Alemanha. Com David Berceli se formou ainda como terapeuta TRE (Trauma or Tension Release Exercise). Morando no Brasil desde 1989 se integrou aos instrutores do Processo de Heliodoro Ortiz, em Brasília-DF, e atua desde então no Processo Terapêutico de Autoconhecimento (PTA), juntamente com o Trabalho Corporal, a Constelação Familiar e o TRE.
skype: susanne.b.d
celular: 55-61-9970.6424

Constelação Familiar



Bert Hellinger
As vidas e destinos de nossos antepassados influenciam sem dúvida a forma como conduzimos as nossas vidas e como fazemos nossas escolhas hoje. Sem percebermos os porquês de algumas estruturas familiares disfuncionais podemos encontrar dificuldades para viver nossa própria vida em harmonia. A Constelação Familiar pode trazer respostas para problemas emocionais e psicossomáticos. Conhecida como uma terapia breve ela atua de forma rápida e precisa na dissolução de dinâmicas desarmônicas vividas durante muitos anos dentro do sistema familiar. A Constelação com representantes para os membros da família foi desenvolvida pelo terapeuta e filósofo alemão Bert Hellinger. A técnica pode ser aplicada também em sessões individuais,  tendo como suporte figuras ou "âncoras de chão". 


Constelação Familiar com "âncoras de chão"
O que importa nas constelações familiares é a superação de traumas, não apenas daqueles que resultaram de experiências pessoais, mas principalmente de traumas de outras pessoas a que nos ligamos pela compaixão, por um amor muitas vezes cego e por um cego desejo de uma compensação, deslocada no tempo e no espaço. O tema das constelações são o amor e suas consequências: o masculino e o feminino, a relação entre pais e filhos, o fluxo da vida e do amor entre as gerações e os fatores que o inibem. 
Jakob Schneider
Nas constelações encaramos a vida e a morte, os acontecimentos funestos e terríveis que irrompem em nossa vida, a justiça, a culpa e a expiação, as vítimas e os perpetradores, os bons e os maus, a verdade e a mentira, o segredo e as confidências imprudentes, o ódio e a reconciliação, a retribuição no mal e no bem.... Contemplamos tudo aquilo que constitui nossa vida interior em face dos acontecimentos de peso em nossa vida. Procuramos ver o que nos ameaça e o que de algum modo nos impede de realizar nossa vida. Procuramos ver o que nos torna um pouco mais livres de problemas para o futuro.

(Jakob Schneider, A Práticas das Constelações Familiares – Bases e Procedimentos, 2007)


Dra. Ursula Franke-Brysson
"Bert Hellinger desenvolveu um tipo de trabalho psicoterapêutico único. Trata-se do uso das Constelações, em particular as Constelações Familiares, nas quais os clientes reproduzem a imagem interna que têm da própria família com a ajuda de membros do grupo. Esse método se baseia na suposição de que os transtornos emocionais e as doenças psicossomáticas podem existir em decorrência de uma ruptura na ordem do sistema familiar e, portanto, de um emaranhamento sistêmico. Uma pessoa do sistema está conectada com o destino de uma outra pessoa. Se esse emaranhamento relevante é reconhecido, o que normalmente é possível quando uma Constelação Familiar é usada, e a ordem no sistema é restabelecida, isso significa que a razão do sintoma foi invalidada e uma mudança é possível."

Dra. Ursula Franke-Bryson

Constelação Familiar em sessão individual com o uso de figuras.